PROGRAMAÇÃO
“Vou contar uma história/De umas coisas que eu vivi/No mundo dos esquecidos/Lá pras bandas do sem-fim”. Assim começa a música Terras do Juquery, criada por Luizinho Gonzaga nos anos 80, quando trabalhava no Hospital. Em 2024, no 6º Soy Loco Por Ti Juquery, ele volta a Franco da Rocha para cantar suas músicas acompanhado de Carlinhos Antunes e da Orquestra Mundana Refugi. Um momento histórico para o Festival.
São os esquecidos sendo relembrados, os alienados sendo celebrados. “O que não pode ser esquecido quando o Juquery fecha as portas?” é a pergunta intitula o livro de Flavia Mielnik e Cibele Lucena, que será lançado na programação. Há muito que não pode ser esquecido e há muita história a ser criada, a ser transformada.
Construir a programação do Soy Loco é como tecer um bordado, no qual cada linha se entrelaça, formando um todo. As linhas juntas, conectadas, dificilmente se desfazem e ficam na história, na memória, na continuidade de um projeto, de uma ideia: da ressignificação desse espaço, do seu incansável trabalho de cura.
A partir da palavra calma criamos uma programação que constroi o Festival como um espaço de cuidado. Será lindo ver o Juquery ocupado por arte, com poesia, amor, fantasia e com a celebração da calma.
Tem oficinas para crianças, opções para famílias, espetáculos e filmes mais densos, tem leveza, tem dureza, tem cuidado. Uma ocupação do antigo prédio da Farmácia com instalações artísticas. E uma ocupação dos jardins com música, slam, sarau, feirinha, espetáculos, performances.
Luizinho termina sua música como se conversasse diretamente com as premissas do Soy Loco e com estes versos queremos enxergar o Festival: “Mas também tem muita gente/Que com garra segue em frente/Criando uma nova história”.
Programação 12/09
Programação 13/09
Programação 14/09
Programação 15/09
EXPOSIÇÃO ANTIGA FARMÁCIA
O prédio da Farmácia do Juquery, que ocupamos neste ano de 2024 com instalações e intervenções, funcionou durante 75 anos, desde 1948 até 2023, com essa mesma função de farmácia, segundo o pesquisador Pier Paolo Pizzolato. O Juquery e o mundo mudaram muito nesses anos todos. Muitas pessoas e ideias passaram por Franco da Rocha, inclusive o tio Adilson, da obra de Marcella Ferreira. E aqui, sempre farmácia.
5º SEMINÁRIO CULTURA E SAÚDE
O Seminário Cultura e Saúde, organizado pela Prefeitura de Franco da Rocha, por meio das Secretarias da Educação, Cultura e Saúde, do Museu de Arte Osório Cesar, e em parceria com a Trapézio Produções, é parte do 6º Festival Soy Loco Por Ti Juquery.
EDUCATIVO | JARDINS DE CABEÇA
Uma homenagem a todas as pessoas e coletivos que cultivam, em vida e como legado, atos de cuidado e reflorestamentos de subjetividade."Jardins de Cabeça: Ateliê de Cultivo à Liberdade no Desviveiro do Juquery" é uma ação proposta pelo Educativo Soy Loco voltada à experimentação artística coletiva junto aos CAPS da Bacia do Juquery.
EXPOSIÇÕES NO MUSEU DE ARTE OSÓRIO CESAR (MAOC)
Em 2024, o Museu de Arte Osório Cesar (MAOC) abriu uma nova exposição temporária do acervo, com o título "Brasil Imaginário" e curadoria de Elielton Ribeiro e Michelle Louise Guimarães. A nova mostra está em diálogo com a exposição de longa duração "Há luz atrás dos muros", com curadoria de Hélio Menezes e Pedro Quintanilha, que marcou a reabertura do Museu em 2020 pela Prefeitura de Franco da Rocha.